Gestão Do Relacionamento Com O Cliente

CRM: a inteligência a serviço de sua empresa!

Uma das ferramentas importantes para seu negócio ser mais lucrativo é o CRM. Embora alguns acreditem que este tipo de investimento seja apenas um custo, isto é, “gastar dinheiro”, este pensamento está totalmente equivocado! O CRM é a inteligência a serviço de sua empresa. Confira aqui neste artigo informações importantes sobre esse assunto. Vamos lá!

O que é um CRM?

Primeiramente você precisa saber o que exatamente é um CRM:

  • Trata-se de uma sigla inglesa que significa Customer Relationship Management – traduzindo para o português é – Gestão do Relacionamento com o Cliente.

O conceito deste termo é justamente agrupar as ferramentas e funções de comunicação e contato com seus clientes. Um trabalho de CRM quando bem realizado é capaz de fidelizá-los e torná-los agentes propagadores de sua marca, o que resulta em maior vantagem competitiva diante de seus concorrentes. Esta importante estratégia é viável de ser aplicada em empresa de qualquer porte; basta utilizá-la de forma adequada eficiente.

Como implementar o CRM dentro de uma empresa

Certo. Agora que você sabe o que é CRM já pode começar a fazer um planejamento de como implementá-lo em sua empresa. Para tanto, ele deve conter os dados mais importantes de seus clientes, como:

  • Nome.
  • Telefone.
  • Endereço.
  • Data de nascimento.
  • Estado civil.
  • Local de trabalho, etc.

Quanto mais informações conseguir será melhor para você e sua equipe conhecer seu cliente. Entretanto, tenha cautela ao alimentar o banco de dados para que não torne essa coleta desnecessária ao seu empreendimento e cansativa ao cliente.

A princípio, para o planejamento de um CRM, o mais importante que você deve ter em mente é seu tipo de negócio e quais informações seriam mais relevantes obter de seus clientes. Por exemplo, se você possui uma concessionária de veículo, é interessante saber qual modelo de carro agrada mais ao seu cliente. Se você tem uma loja de roupas, é bom que identifique qual a numeração que ele veste.

Além disso, um sistema de CRM eficaz para empresas sempre mantém o histórico de compras de seus clientes atualizado para facilitar o envio de sugestões de compra e promoções. Inicialmente não é necessário que você compre um software para realizar esse trabalho, pois até mesmo uma planilha de Excel ou outro programa gratuito serve para você https://www.acheterviagrafr24.com/prix-du-viagra/ verificar como é interessante o CRM para sua empresa.

Todas as informações e dados relevantes coletadas servem para as tomadas de decisões e podem ser registradas e analisadas periodicamente de maneira a produzir relatórios de gestão de resultados.

Vantagens do CRM para as empresas

Algumas das vantagens do CRM para seu negócio são:

  • Ele é um excelente modelo de gestão de relacionamento em que você coloca prospects, clientes e demais envolvidos no centro de sua estratégia comercial.
  • Possibilidade registrar todo tipo de contato entre empresa e cliente mantendo informações importantes no sistema, o que ajuda sua equipe a desenvolver melhor o trabalho, evitando ruídos na comunicação.
  • As informações armazenadas oferecem uma visão ampla sobre seus contatos indicando quais são mais interessantes, aqueles que sempre dão ideias, qual é a melhor oportunidade de negócio frente ao esforço de venda, etc.

Torne o CRM conhecido à sua equipe

A sua equipe, principalmente as de vendas e atendimento ao cliente, devem saber da importância de um sistema de CRM desde o início de seu planejamento. Talvez os desafios de seu negócio o deixe tão imerso que se esquece de passar adiante o porquê o CRM foi escolhido como uma solução para o empreendimento.

Além de um CRM contribuir para com o crescimento da empresa, este sistema melhora a performance de sua equipe, inclusive dos vendedores, e aumenta também o lucro do negócio. Certamente é isso que você deseja; não é mesmo?

Se sua equipe encara o CRM como uma ameaça para seu próprio trabalho, busque ajudá-la utilizando de processos de persuasão e construção da cultura de CRM dentro da organização.

Por fim, não tem como negar – o CRM é sim a inteligência a serviço de sua empresa. Qualquer empreendimento que de alguma forma têm contato com cliente pode aproveitar dos benefícios e vantagens de um CRM.

E você? Considera o CRM importante para negócios? Comente!

Um forte abraço e até a póxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *