Planejar Estratégias

Planejamento Estratégico Empresarial: porque sobreviver à crise é fundamental?

Nessa crise, muitas empresas estão revendo seus conceitos, tentando se encaixar nas demandas e diminuir os riscos e gastos para conseguirem obter sucesso e maior lucro em suas negociações.

Para conseguir atingir essa meta, no entanto, é necessário que se faça um planejamento efetivo, não só de ações, mas também de estratégias.

Planejar estratégias é algo muito importante para definir qual a melhor forma para ter uma gestão assertiva, correndo o mínimo de riscos que se é exposto ao executar uma ação negocial.

O Planejamento Estratégico Empresarial serve para:

  • Desenvolver suas maiores tarefas de uma forma organizada, atingindo objetivos que te proporcionarão um excelente futuro.
  • Para dar subsídios quanto a sobrevivência de uma crise, traçando metas reais e as alcançando com sucesso.

Como elaborar um Planejamento Estratégico Empresarial?

Para criar estratégias que deem certo, existem fatores e perguntas que devem ser levadas em consideração, para ter um melhor resultado. Veja a seguir:

Onde estou?

Você deve traçar neste documento informações precisas da sua empresa, não de localização física, mas de qual momento ou fase a sua empresa está passando, ou seja, seus resultados financeiros atuais juntos com os sócios, sua forma de trabalhar e seus sonhos.

Para onde quero ir?

Você e seus sócios, ou liderados, devem estabelecer metas inteligentes e que levam em consideração a situação da empresa atual (a situação acima do “onde estou”), do mercado e metas profissionais pessoas e dos seus sócios para analisar se estão bem alinhadas.

Como chegar onde quero?

Você deve traçar estratégias para atingir as metas, levando sempre em consideração os dois pontos anteriores de “Onde estão” e “Onde querem ir”. O plano que será criado deve ser totalmente racional e com caminhos e meios de conquistas claros (bem definidos).

Características do Planejamento Estratégico Empresarial

Para definir melhor as estratégias, será necessário que você se oriente em cada etapa do planejamento dentro de cada um dos três itens do tópico anterior. Para isso considere os seguintes fatores:

  • Analise seu cenário: verifique seus pontos fortes (em seu ambiente interno) e quais são as suas limitações nas partes financeiras, capital humano, local físico e outros.

Analise também seu ambiente externo verificando as oportunidades e os riscos que o ambiente te proporciona nos fatores sociais, econômicos, políticos, de mercado, dentre outros.

  • Defina seus objetivos: deve anotar o histórico da sua empresa e o que deseja alcançar, quais são suas metas, considerando também o tempo. Nesse tópico você deve traçar metas ligadas ao faturamento, quantidades de filiais, rentabilidade, posição no mercado e outros.
  • Defina suas estratégias: as estratégias são os meios nas quais a sua empresa conseguirá atingir determinado objetivo, ou seja, como você fará para chegar até lá. A cada estratégia criada, deve existir um objetivo a ser alcançado, ou seja, qual resultado se deseja alcançar através de determinada ação.

Exemplo de Planejamento Estratégico

Para finalizar, foi separado um exemplo de Planejamento Estratégico Empresarial para você seguir em sua empresa e sobreviver à crise, alcançando suas metas e objetivos.

Cenário

Pontos fortes: tradição no mercado, boa infraestrutura em tecnologia.

Pontos de melhoria: espaço físico insuficiente para as demandas.

Riscos ou ameaças: Melhores preços na concorrência.

Oportunidades: Câmbio favorável.

Objetivo

A empresa visa quadruplicar o faturamento nos próximos 6 anos.

Estratégias

a)Abrir novas 5 filiais ou franquias em pelo menos 3 anos.

  b)Aumentar a diversidade de produtos

Ação 

a)Pesquisar quais os produtos mais necessários para os clientes e quais os mais procurados que ainda não temos.

b)Começar a produzir, fabricar ou comprar esses produtos para atender essa demanda e aumentar os lucros.

Você possui alguma dúvida de como elaborar esse planejamento e precisa do nosso apoio? Conte conosco, é só entrar em contato!

Muito boa sorte e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *