Lucro Empresarial Bruto

Você sabe a importância do Lucro Empresarial Bruto?

Conheça dados indispensáveis para a sustentabilidade financeira de sua empresa

Em um mercado competitivo e exigente como o que se vê nos dias de hoje, qualquer modelo de negócio precisa estar sempre pronto para tomar as melhores decisões. Para isso, o melhor aliado é um amplo conhecimento de tudo que se relaciona à sua empresa inclusive quanto à parte financeira.

O lucro empresarial bruto, por exemplo, é um dos dados indispensáveis para a sustentabilidade financeira de sua empresa; mas alguns gestores/empreendedores o ignoram talvez por não compreendê-lo em sua totalidade. Veja neste post, a importância do lucro empresarial bruto e entenda exatamente do que se trata. Confira!

Lucro empresarial bruto – o que é?

Primeiramente, vale lembrar o próprio conceito de lucro que, de maneira simplificada, é:

  • Ganho obtido durante o exercício de uma atividade ou operação comercial; em outras palavras, o lucro é o retorno positivo de um investimento.

Pois bem, a definição de lucro empresarial bruto é bem próxima a esta, vez que se trata da diferença positiva resultante da receita líquida das vendas de seu negócio e o custo envolvido para dispor do serviço ou produto comercializado sem dedução de impostos e outras taxas. Quando esta diferença sofrer deduções, é obtido o lucro líquido.

Ou seja; o lucro empresarial bruto é o valor que você obtém ao subtrair a receita total dos custos variáveis da sua empresa (LB = RT – CV). Estes custos variáveis são os gastos que se alteram de acordo com o volume de produção ou de vendas. Uma vez que elas aumentam eles seguem a mesma tendência. Por outro lado, se caem, os referidos custos acompanham a queda.

Importância do lucro empresarial bruto

Este assunto é de grande relevância para você, pois diz respeito a uma questão central de qualquer atividade comercial; isto é, o faturamento. Vale ressaltar que para o lucro empresarial bruto acontecer a diferença entre a receita líquida e os custos deve ser positiva. Se porventura for negativa o resultado é um prejuízo.

Ademais, após você calcular o lucro empresarial bruto poderá chegar ao lucro líquido. Esse dado servirá também para checar se seu negócio está dando lucro ou prejuízo.

O lucro líquido é igual ao lucro empresarial bruto menos as despesas fixas. Após o cálculo se o valor final for positivo seu empreendimento está indo bem. Porém, se for negativo você deverá rever suas estratégias, pois você estará tendo prejuízo.

Você pode ainda utilizar o lucro empresarial bruto para obter outro importante dado indispensável para sustentabilidade financeira de sua empresa, a margem bruta. Esta margem serve para medir a rentabilidade de seu negócio.

Tal cálculo permite que você saiba o quanto está recebendo/ganhando através de suas atividades. Dessa forma, você consegue efetuar uma comparação do desempenho anterior ao atual de seu empreendimento inclusive também avaliar se como ela está em relação à sua concorrência.

  • Margem bruta = lucro bruto / receita líquida x 100.

A princípio, este assunto contábil (lucro empresarial bruto) pode parecer um pouco complexo e confuso. Contudo, quando colocado em prática você passará a se familiarizar com esta questão e compreenderá melhor como utilizá-la a favor de seu negócio.

Erros não devem ser cometidos nestas análises, pois correrá o risco de elaborar um planejamento financeiro empresarial baseado em dados não condizentes com a realidade de seu empreendimento.

Portanto, estes são somente alguns dos indicativos sobre a grande importância que o lucro empresarial bruto tem para seus negócios. Este assunto não deve ser ignorado, pois ele se aplica perfeitamente à saúde e sustentabilidade financeira de sua empresa.

Se tiver dúvidas sobre estes e outros assuntos referente ao mundo corporativo, deixe seus comentários logo abaixo ou entre em contato conosco. Teremos muito prazer em interagir com você.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *